segunda-feira, 30 de março de 2009

Debate entre as centrais sindicais Na reunião no Sindute

Sábado pela manhã houve um debate de análise de conjuntura que, estranhamente, contou com a participação de um representante da oposição.
Não sabemos o porquê da articulação ter aberto essa exeção, achamos que é por causa da unificação da Cut com outros movimentos na manifestação nacional contra a crise no dia 30/03. Na verdade, a Cut unificou pq percebeu que ficaria isolada, uma vez que a Intersindical, a Conlutas, O MST, a via campesina e muitos outros movimentos e organizações políticas e sociais deliberaram no FSM em Belém fazer um ato em conjunto no mês de março.
A Cut, embora convocada, não compareceu nessa reunião, mas nessa semana, felizmente decidiu participar.
Estavam no debate um dirigente nacional da Cut, (Ari, da APEOSP), da CTB (Gilson do Sinpro/mg) e da Conlutas ( Gustavo da Oposição Sindute). Ari da Cut e Gilson da CTb fizeram uma análise da crise um pouco diferenciada - enquanto Ari procurava suavizar a crise, Gilson a colocava como muito profundidade - porém ambos defenderam o governo Lula e as suas ações. Gilson disse, inclusive que Lula estava corretíssimo em afirmar ano passado que a crise era uma marolinha e que o Brasil seria pouco afetado. "Esse é o papel de um presidente da República" afirmou Gilson, não assustar a população e demonstrar confiança e otimismo.
Já a Conlutas além da análise da gravidade da crise apontou os erros do governo Lula em apoiar empresas com dinheiro público sem a contrapartida da estabilidade no emprego, a vacilação dele com as demissões na Embraer, empresa privatizada no governo FHC e fortemente auxiliada pelo BNDES, a política de não reestatização das empresa privatizadas que agora estariam segurando os empregos na crise etc.
Nessa questão da reestatização é importante colocar que o representante da Cut disse que uma das ações da Central é reivindicar do governo a revisão da privatização da Vale do Rio Doce, pq a mesma foi fraudulenta, porérm fez questão de deixar bem claro que não é a reestatização que a direção da Cut defende.Após a explanação dos convidados houve um debate, que nós da oposição avalia mos como positivo, porque esse conselho era amplo e tinha muitos trabalhadores da base.