A Oposição Muda Sind-Ute de Governador Valadares e a Oposição Novo Rumo/Sinsem elaboraram o presente documento de indignação pelo descaso da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares, da Superintendência Regional de Ensino e do Sind-Ute, que não financiaram a ida de um líder atuante no Colegiado do Centro Interescolar Prefeito Raimundo Soares de Albergaria Filho, Geovani Lopes de Araújo, a Belo Horizonte, alegando não haver recursos para que ele participasse do Fórum Técnico Plano Decenal de Educação, realizado no Plenário da Assembléia Legislativa em Belo Horizonte, nos dias 13, 14 e 15 de maio.
Geovani foi eleito pelos participantes do último Fórum de Debate ocorrido em Governador Valadares, no dia 03/04/09.
Um dos diretores do Sindicato, também eleito para participar do evento, não foi para Belo Horizonte, mas não sabemos o motivo de sua ausência.
O Plano Decenal de Educação, encaminhado pelo Executivo, está contido no Projeto de Lei (PL) 2.215/08, que estabelece objetivos, metas e ações para a política educacional do Estado nos próximos dez anos.
O fórum está sendo organizado pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da ALMG, e conta com expositores de diversos segmentos da educação além do Sind-Ute.
Conforme já havíamos nos manifestado em outros momentos, inclusive na imprensa escrita de Governador Valadares, Diário do Rio Doce, os interessados estão ficando de fora de alguns eventos relacionados à educação em Minas Gerais, por falta de comunicação ou por falta de recursos para a participação nos mesmos, e continuamos insistindo em dizer, realizar um fórum para discutir a Educação em Minas Gerais é algo altamente democrático, mas desde que ele não seja a reunião de um grupinho decidindo a vida de um grupão.
Assim, era necessário que se possibilitasse, inclusive com recursos financeiros, que todos os representantes eleitos nos encontros regionais participassem da etapa final do fórum técnico em Belo Horizonte, mas o que parece é que isso foi somente uma promessa de políticos que usam a bandeira da educação.
Aqui em Governador Valadares já havíamos denunciado na imprensa que a elaboração do Plano Decenal da Educação de Minas Gerais é algo desconhecido no interior das escolas estaduais e municipais, onde deveria ser o local principal de tais discussões e que esse fórum só terá realmente sentido se os assuntos a serem tratados forem previamente discutidos no interior das escolas, o que não ocorreu. Concluímos com a fala do Geovani que: “espero que o discutido na etapa final do Fórum seja realmente cumprido naquilo que beneficia educandos e os educadores”.
Lídice Gomes Pimenta da Silva Pereira (Oposição Muda Sind-Ute/GV) e Dirley Joaquim Henriques (Oposição Sinsem Novo Rumo).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário